A mostra reuniu 12 artistas da terceira Mentoria Poente, realizada na Univap e, São José dos Campos, com curadoria de Francela Carrera e produção cultural de Paulo H. Rosa (@galeriapoente).
“Dentro de mim, o mundo” me proporcionou a primeira experiência de colaborar na montagem de uma exposição de artes visuais. Para que a Galeria Ivonne Weis ficasse pronta e redondinha para abrir as portas ao público, muitas mãos trabalharam, muitos detalhes foram pensados e cada gesto fez diferença para que todos pudéssemos acessar essa mostra tão especial.
Em meio a belíssimas obras, criadas com tanto cuidado e história, lá estava a minha pintura, “Passageira” — esse portal que abri e do qual sinto que ainda surgirão outras histórias. 🐚
Como parte da programação da exposição, realizei também uma oficina especial, que nomeei de Terragrafias Comemorativas, que ocorreu na sexta-feira, 12 de dezembro, das 17h às 19h
Nesta oficina prática de duas horas, produzimos tinta de terra artesanal e a utilizamos na criação de cartões festivos, combinando pintura, colagem e técnicas mistas. A proposta foi vivenciar processos manuais simples, experimentar pintura com tinta de terra e recortes com papéis tingidos, e se conectar de forma criativa com os outros participantes. Ao final, os participantes interessados foram convidados a participar de um pequeno amigo secreto, trocando entre si os cartões produzidos. Foi muito gostoso passar a tarde criando e compartilhando com pessoas tão queridas.
Também no dia 12 de dezembro, tivemos o finissage, encerrando esse ciclo com encontros, trocas e celebração.
“Dentro de mim, o mundo” segue como experiência, memória e atravessamento, um espaço onde o fazer artístico se revelou também como gesto coletivo, troca e possibilidade de abrir portais.